Reconhecimento de imagens em supermercados

O cenário de varejo, atacado e distribuição é altamente competitivo. A informação é um item valioso para que as empresas possam entregar seus produtos no menor custo possível, da melhor forma possível, visando uma maior lucratividade já apertada pela concorrência.  O segmento está se tornando data-driven com muita força.  O dado é o novo petróleo !

Este projeto aqui apresentado é um exercício que visa o aumento das vendas em supermercado, utilizando-se de um APP, que possibilita tirar fotos dos produtos no momento da compra e receber informações úteis que agreguem para o comprador, tais como:

– Preço do produto na gôndola

– Descontos propostos ao cliente

– Ingredientes do produto ou itens que o compõem

– Receitas possíveis ou formas de uso

– Imagens de produtos prontos ou em uso

– Recomendações de produtos complementares

Um exemplo abaixo.  Ao tirar uma foto de uma caixinha é possível apresentar a imagem de um prato já pronto, aumentando o desejo pelo produto.

 

Além do apelo visual, mais agradável, com produtos prontos (pratos) ou em uso (roupas, brinquedos, etc), a solução do APP possibilita precificação dinâmica por perfil do cliente, oferecendo descontos a clientes VIPs, por exemplo.

O supermercado fatura hoje 100 milhões ao mês e a previsão de aumento do faturamento com o APP vai de 5 a 7 milhões.  Esses números precisam ser refinados e as tecnologias descritas com mais detalhes, mas não neste momento, ainda inicial, de levantamento do projeto. Momento este que não exige o aprofundamento que, se realizado, pode atrapalhar a ideia e sua elaboração, focando em detalhes técnicos e de viabilidade que ainda não se fazem necessários.

Existe uma noção de que os preços recorrentes (mensais) são bem baixos para usar uma IA e que o investimento inicial é também facilmente recuperado pelas vendas previstas, o que possibilita, nesta visão inicial, atuar com as imagens e com o BOT (Conversação) que seria um item opcional no projeto.

Abaixo o primeiro rascunho do Canvas Cognitivo para o projeto. Este seria um draft apresentado à direção para tomada de decisão sobre refinar ou abortar.

 

No próximo post mostraremos o detalhamento deste projeto, em sua segunda fase onde a aprovação da diretoria ocorreu para que o projeto avance, usando o Canvas Cognitivo propriamente dito e as API´s e tecnologias necessárias.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: