Nos últimos anos e, mais intensivamente, nos últimos meses, venho sentindo um aumento do interesse por empresas e profissionais de diferentes áreas que atendo sobre negócios e projetos de Inteligência Artificial.
Gente com a mesma pergunta: Por onde começar? Que caminho seguir? Quais tecnologias? Qual o valor disso?
Oferecer respostas sobre os grandes desafios da integração de tecnologias e negócios foi algo que sempre me fascinou. Desde os anos de faculdade de Ciência da Computação. Incluindo questões relacionadas com a Inteligência Artificial.
Por volta de 1988, conheci a linguagem LISP, já com foco em Inteligência Artificial. Depois veio a Prolog e, daí, tudo evoluiu muito rápido, chegando hoje ao Python, “R” e plataformas de IA e Machine Learning em Cloud.
Em 2004 criei o ICCI – Instituto de Pesquisas, Ciências Cognitivas e Informações com um grupo de pensadores sobre o tema. Em 2010, desenvolvemos um projeto de reconhecimento ótico de imagens de placas de veículos, ainda sem muito apoio das tecnologias e capacidade de processamento atuais. Em 2012 a conclusão do mestrado com o tema: Sobrecarga de Informações e a Atenção Humana, já abordava a questão do excesso de dados e suas implicações em nossas vidas. Já em 2016, a atuação em consultoria em IA me levou a empresas com dificuldades em iniciar projetos cognitivos, o que me encantava, pois conseguia utilizar meus conhecimentos agregados, de negócio, gestão, tecnologia, informação e processos. Já em 2018, além da criação do Meetup de Inteligência Artificial ( https://www.meetup.com/pt-BR/Meetup-de-Inteligencia-Artificial/ ) assumi a Vice Presidência de Inteligência Artificial da Sucesu Minas e criei a Aion (aion.ai).
O Canvas Cognitivo foi uma solução natural para estes trabalhos. Eles me instigaram a idealizar esta metodologia para auxílio nas consultorias, mas que também possa ser usada por todos. Logicamente o Canvas Cognitivo é apenas a ferramenta de uma metodologia mais ampla.
Esta é a minha forma de contribuição à comunidade de IA e à sociedade, que buscam um futuro de abundância apoiado pelas tecnologias de IA.
Sérgio Viegas
Canvas Cognitivo
sergio.viegas@canvascognitivo.com.br
Você precisa fazer login para comentar.