A metodologia do CANVAS COGNITIVO surgiu em meados de 2018 com o objetivo de criar uma metodologia objetiva e profissional para desenhar projetos de inteligência artificial nas organizações.
De uma forma didática o Canvas Cognitivo é uma ferramenta de uma metodologia mais ampla para mapear e alinhar projetos de IA à estratégia da empresa, conforme figura abaixo:
O processo consultivo contempla portanto:
1.Entendimento da empresa / produtos (AS IS)
2.Análise do setor, cenários, concorrência
3.Elicitações — Entrevistas com pessoas chaves nas áreas com foco em suas necessidades, dores, problemas, oportunidades, riscos atuais e futuros
4.Identificação de casos de uso para cada área
5.Mapeamento dos casos de uso com o Canvas Cognitivo
6.Análise e priorização dos projetos de IA tendo em vista: custos, complexidade, benefícios e alinhamento estratégico
7.Mapeamento dos projetos na matriz: Complexidade x Benefícios
8.Definição do roadmap de projetos de IA
9.Apresentação executiva
10.Aprovação / execução dos projetos
Basicamente o Canvas Cognitivo em si é usado para mapear os casos de uso levantados, que serão analisados sobre os aspectos de custos, benefícios, complexidade e alinhamento ao negócio para geração de um Roadmap final com a proposta de projetos de IA para a corporação.
Em sua versão 2.0, o canvas cognitivo se apresenta conforme figura abaixo, na versão simplificada:
Um exemplo de um caso de uso para contato com pacientes agendados e previsão de comparecimento dele na clínica/hospital: