O que você precisa saber sobre projeto de inteligência artificial

Antes de mais nada, é preciso entender que inteligência artificial, ou cognitiva, é uma tecnologia que busca executar as atividades que um ser humano consegue fazer, tais como ler, ver, falar, reconhecer imagens, entender linguagens, etc.

Estas capacidades cognitivas humanas são possíveis hoje em dia devido à alta capacidade de processamento de CPU e de imagens – GPU.  Assim a IA ganhou notoriedade como fator diferenciador e competitivo das organizações.

Porém, não é mágica, não é um simples estalar de dedos.  Os projetos cognitivos demandam treinamento e planejamento, assim como uma contratação de um novo funcionário poderia exigir.  Entretanto, após treinado a tecnologia de IA não esquece e produzirá sempre, melhorando a cada dia.

Mesmo os projetos de Machine Learning e Deep Learning exigem dados, análises, ajuste e treinamento para chegar aos melhores modelos.

Assim sendo, pense sempre em alguns aspectos:

  1. Que será necessário dedicar tempo/esforço de pessoas;
  2. Escolha o fornecedor que pode iniciar este projeto e acompanhá-lo no seu crescimento;
  3. Pensar nos custos mas também no retorno dos projetos que podem em muito superar os custos;
  4. Que a tecnologia hoje para um projeto específico, se não estiver madura ainda, estará em breve, portanto, não desanime e continue, ela evoluirá contigo.
  5. Analise bem as opções de projetos que tem em mãos para a organização. Levante todas para identificar melhores projetos para iniciar.

Qualquer dúvida escreva para nós:  contato@canvascognitivo.com.br

Por : Sérgio Viegas

 

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: