Usando aprendizado de máquina para recomendar produtos

“Aproveite que você vai comprar esse livro sobre receitas de comidas mexicanas, tipicamente ardidas, e leve as exóticas pimentas dos países asiáticos”. Utilizar a inteligência artificial, mais exatamente o aprendizado de máquina, ou machine learning (ML), é o objetivo do Canvas Cognitivo apresentado abaixo.
O projeto tem um problema bem específico: a empresa proprietária de uma loja virtual e física deseja aumentar as vendas a partir de sistemas de recomendações, como os existentes na Amazon. Toda vez que um comprador fechar um negócio ou realizar uma pesquisa, o sistema mostra produtos complementares. O Valor principal a ser gerado é o aumento das vendas para quem contrata a implantação, com o aumento das vendas a partir de recomendações de produtos.
Seu Caso de uso, portanto, é entregar recomendações de produtos que complementem uma compra ou pesquisa realizada pelo consumidor.
A solução pretendida tem como alvos — os Clientes ou stakeholders — tanto os visitantes das lojas virtuais como o apoio a vendedores das lojas físicas. O objetivo é dar agilidade nas recomendações de produtos alternativos a partir da identificação do perfil da aquisição realizada ou mesmo pretendida.
O Engajamento, ou seja, o relacionamento entre o cliente e a loja, seja virtual ou física, vai ocorrer por meio de chatbox ou através de atendentes que utilizam recursos de CRM.

A Solução

O sistema a ser desenvolvido utilizando técnicas de machine learning. Ele precisará “entender” e registrar os padrões de comportamento dos consumidores presentes nas bases de dados. Para alcançar o objetivo, no caso em estudo, são recomendados Parceiros e Tecnologias com expertise na área de tecnologia de inteligência artificial.
São várias formas de desenvolver uma solução como essa. Neste caso sugerimos as Aplicações – API’s e ML’s com a linguagem Python e algumas bibliotecas Python. Consideramos que os Dados e integrações a realizar vão envolver dados de visitação  — quem visitou, onde clicou, qual o perfil –, de vendas — itens comprados — e cadastro de clientes e visitantes.

Investimentos

 A proposta apresentada imaginada neste canvas tem como um dos atrativos a possibilidade de não gerar Custos recorrentes – API’s e ML’s  para quem contrata. Afinal, sendo um sistema desenvolvido diretamente em Python ele não vai requerer API`s com custos recorrentes. O Custo do projeto, portanto,  estará vinculado ao desenvolvimento da solução e à sua implementação.
Do ponto de vista do dimensionamento de consumo, a Volumetria terá como foco a identificação do número de visitantes e pesquisas realizadas mensalmente, porém com foco na estrutura de Datacenter e sistemas para suportar o projeto, e não em consumo de APi´s . Do ponto de vista do acompanhamento da Receita / ROI gerada pelo projeto, está previsto um aumento de vendas significativo.
Canvas Cognitivo - recomendação de produtos complementares
Canvas Cognitivo – recomendação de produtos complementares

Deixe um comentário